Rota de Transporte Tipo de Frete: ANTT Vr. Unit x Peso/Eixo

 

O transporte rodoviário desempenha um papel fundamental na movimentação de mercadorias, sendo uma espinha dorsal da economia global. Uma parte crucial desse sistema é a definição eficiente de rotas, um processo estratégico que visa otimizar o deslocamento de veículos terrestres, como caminhões e carretas, de um ponto de origem para um destino específico.

A Rota no transporte rodoviário abrange desde a escolha inteligente de estradas e rodovias até a consideração cuidadosa das condições de tráfego, regulamentações locais e otimização logística. Este processo não apenas visa a eficiência operacional, mas também busca minimizar custos, reduzir o impacto ambiental e garantir a entrega pontual.

Ao longo desta documentação, exploraremos as principais fases do roteamento no transporte rodoviário, desde a identificação dos pontos de origem e destino até a implementação de tecnologias avançadas para o monitoramento da frota.

 

No sistema Corporate ERP temos o Cadastro Rotas de Transporte.

Esse relatório se encontra no seguinte menu: Arquivo / Tabelas / TMS – Transportes/ Cadastro Rotas de Transporte.

 

 

 

Ao acessar a rotina, será aberta a seguinte tela:

 

 

Selecionando a opção Novo (1), iniciaremos o preenchimento dos dados da aba Registro.

Tipo de Frete por ANTT (Vr. Unit x Peso-Eixo) (2): O frete por ANTT (Vr. Unit x Peso-Eixo) é um método de precificação utilizado no transporte de mercadorias, onde o custo do frete é determinado com base no Tipo de Frota, Tipo de Veículo e Nº de Eixos. Nessa modalidade, estabelece uma tabela de preços com diferentes quantidades de Eixos e são associadas a cada veículo. O custo do frete é calculado baseando nas informações cadastradas na rotina: Arquivo / Tabelas / TMS – Transportes/ Veículos.

 

 

Temos diversas modalidades de cálculo de frete no sistema. Caso essa não seja a opção desejada, basta habilitar o checkbox à direita:  Alterar tipo de Frete (3) para alterar conforme necessidade.

Observação: O Tipo de emissão do CT-e. Frete VR Fixo x Peso, utiliza o valor informado no campo Valor do Frete e multiplica pelo Peso informado no momento.

Em seguida temos os campos:

Descrição (4): Recomendamos que esse campo seja o mais claro possível para que não gere dúvidas no momento de utilização da Rota.

Ativo (5): Caso não faça mais uso de alguma rota, é importante inativá-la.

 Data da Precificação (6): Esse campo é de extrema importância nessa rotina. As configurações realizadas nesse cadastro só vão ter valor a partir do momento exato informado nesse campo. Portanto, até os Segundos fazem diferença. Se atente em casos de alterações.

 

 

Atualiza Valores (7): A atualização dos valores somente acontece se algum deles for editado, caso contrário não faz nenhuma alteração. Para essa opção, temos uma função de ajuda com mais detalhes. Basta clicar sobre o ponto de Interrogação (?) que abrirá uma janela com as informações.

 

 

Continuando na aba Registro, temos os participantes da operação. Certifique-se de realizar o cadastro previamente do Remetente, Destinatário, Recebedor, Expedidor e Consignatário, quando houver. Verifique se foi selecionado o Tipo de Catálogo correto ao buscar os participantes.

 

 

Na parte inferior, temos o checkbox Permite alterar o Consignatário no CT-e. Quando este parâmetro for marcado será possível alterar o Consignatário no CT-e. Se o Consignatário for o Tomador, será atualizado também. Para essa opção, temos uma função de ajuda com mais detalhes. Basta clicar sobre o ponto de Interrogação (?) que abrirá uma janela com as informações.

 

 

Continuando na aba Registro, verifique se o Tomador (8) está correto e caso não, altere conforme necessidade.

Em seguida, informaremos os dados referentes ao seguro do frete: A Seguradora (9), sendo Responsável pelo Seguro e também o Número de Apólice e Averbação utilizados para essa rota. Em seguida, informe a Carga Transportada.

Observação: O Tomador, a Seguradora e a Carga Transportada devem ter sido cadastrados previamente.

 

 

Na parte inferior, temos o checkbox Apresentar carga conforme NCM. Quando este parâmetro for marcado, será verificado o NCM do item no XML. Para essa opção, temos uma função de ajuda com mais detalhes. Basta clicar sobre o ponto de Interrogação (?) que abrirá uma janela com as informações.

 

 

Nessa parte da aba Registro, vamos destacar alguns dos principais campos.

Certifique-se de que o Tipo de tributação (10) está pertinente à operação realizada. Temos uma documentação específica sobre esse cadastro. https://cs.vilesoft.com.br/cadastro-de-tributacao/.

 

 

Temos 3 formas de calcular o Valor do Pedágio no sistema:  Por Eixo (11), Valor Fixo (12) e Por peso (13).

No caso do Valor do Pedágio Eixo (11), temos um checkbox (14) que possibilita calcular com Eixos Suspensos. Para esse tipo de rota, verifique atentamente sobre esse parâmetro Considera Eixo Suspensos Pedágio. Esse tipo de rota faz cálculos por quantidade de Eixo Fixo.

 

 

Avaliar demais campos para uma parametrização assertiva para o seu processo.

Os checkbox Incidência de Pedágio no CT-e e Incluir Pedágio no Cálculo da Alíquota ICMS no Valor Total da Prestação, incidem diretamente no valor do Conhecimento de Transporte. Certifique-se de que estejam configurados conforme a operação a ser realizada, para evitar valores incorretos.

 

Em seguida temos a Aba Observações. O que estiver nesta aba será preenchido no CT-e, sendo possível editar no momento do envio caso necessário.

 

 

Na Aba Valores de Frete, temos a possibilidade de incluir Tipos de Frota com precificação diferente para o mesmo percurso. Para incluir uma nova precificação, vamos:

 

1 – Selecionar a opção Novo (1).

2 – Selecionar qual Tipo de Frota (2) será utilizado.

3 – Informar a quantidade de Eixos (3).

4 – Selecione o Tipo de Veículo (4).

5 – Informe o valor que será pago ao Transportador (5).

6 – Informe o valor a Receber (6).

7 – Temos a opção de Valor a Receber Fechado (7). Com essa opção habilitada, o Valor a Receber independente do peso, será o mesmo levando 1KG ou a carga máxima do veículo. Analise se realmente essa opção é apropriada para a operação antes de utilizar.

8 – Gravar (8) o registro.

 

 

Caso seja necessário excluir alguma precificação, basta selecionar a desejada e clicar na opção Excluir.

 

Para os Tipos de Frota, temos uma rotina onde devem ser realizados os cadastros no seguinte menu: Arquivo / Tabelas / TMS – Transportes/ Tipos de Frota. Para cadastrar um novo, basta:

 

1 – Selecionar a opção Novo (1).

2 – Inserir uma descrição (2) para o Tipo de Frota.

3 – Selecionar o Tipo de Frota (3).

4 – Gravar (4).

 

 

Em seguida, temos a aba Parâmetros.

 

1 – Valor Mínimo para deduzir do Imposto de Renda no CT-e.

2 – Se marcado quando realizar a efetivação dos tíquetes o usuário deverá informar o peso descarga para geração da Apuração de Transporte.

Se desmarcado será considerado o peso líquido informado para geração da Apuração de Transporte.

3 – Ao selecionar o campo, automaticamente, ativará a função de observação personalizada no CT-e. Poderão ser selecionadas quais informações deverão aparecer no campo Observação do CT-e de forma automática.

 

  • Selecione a opção de Personalizar (1).
  • Selecione qual opção deseja que saia na Observação do CT-e (2).
  • Utilize essa opção para incluir a Personalização selecionada (3).
  • Caso deseje utilizar Todas as opções (4), utilize essa função.

 

Se por acaso incluir alguma opção incorreta:

 

  • Selecione a opção incorreta (5).
  • Utilize essa opção para retirar uma a uma (6) das opções.
  • Caso queira retirar todas (7), basta utilizar essa opção.

 

 

4 – Se marcado, quando realizar a efetivação dos tíquetes, o usuário deverá informar o Peso Descarga para geração da Apuração de Transporte. Se desmarcado, será considerado o Peso Líquido informado para geração da Apuração de Transporte.

 

 

Em seguida, temos a aba Log de Ocorrência.

 

As alterações realizadas no cadastro da rota são registradas aqui. Por essa aba é possível verificar além do que foi alterado, qual o usuário logado no sistema realizou a alteração e também a data e hora. Essa gestão de alterações é importante devido ao impacto que algum ajuste indevido pode gerar na operação.

Caso note algum comportamento anormal ao utilizar uma Rota, analise o Log e valide os últimos ajustes realizados para confirmar se estão corretos.

 

 

Em seguida, temos a aba Revisão.

Nessa aba ficam registradas todas as precificações ajustadas para a Rota.

Ao emitir um CT-e (Conhecimento de Transporte) que utilize rota, ele fará a consulta de qual alteração é pertinente para calcular valores de cada viagem.

Vamos entender o exemplo a baixo:

Do dia 02/01/2023 até 30/01/2024 10:35:00h, qualquer CT-e emitido com essa rota e o Tipo de Frota for Própria, terá o Valor a Receber de R$ 20,00 para veículos de 5 Eixos e R$ 15,00 para Veículos de 7 Eixos. Já para o Transportador, R$ 10,00 nas duas situações.

Do dia 30/01/2024 10:50:27h em diante, qualquer CT-e emitido com essa rota e o Tipo de Frota for Própria, terá o Valor a Receber de R$ 40,00 para veículos de 5 Eixos e R$ 80,00 para Veículos de 7 Eixos. Já para o Transportador, veículos de 5 Eixos  R$ 15,00 e para Veículos de 7 Eixos R$ 30,00.

 

Como a rota foi alterada e foi informada uma nova precificação de acordo com a faixa de Peso. A partir desse momento, todos os Ct-es emitidos com essa rota seguirão os valores definidos pelo Tipo de Frota e por faixa de Peso. No exemplo, de 0 a 10.000 KG teremos um valor e acima desse peso, outro valor. Notamos também a diferença de valores entre o Tipo de Frota Própria e Terceiros.

 

 

Esse exemplo mostra a importância da conferência da rota, caso ocorra alguma alteração com intervalo de minutos dentro do mesmo dia, muda todo o comportamento do processo.

Esse processo automatiza a emissão de CT-e e aumenta a produtividade da empresa, mas como vimos no exemplo, é de extrema importância a conferência e conhecimento dos campos e dos dados informados no cadastro.

 

Caso tenha alguma dúvida sobre esse processo, entrar em contato com o suporte via ticket e solicitar que seja feito o acompanhamento.

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