Rota de Transporte Tipo de Frete: ANTT Vr. Fixo

 

O transporte rodoviário desempenha um papel fundamental na movimentação de mercadorias, sendo uma espinha dorsal da economia global. Uma parte crucial desse sistema é a definição eficiente de rotas, um processo estratégico que visa otimizar o deslocamento de veículos terrestres, como caminhões e carretas, de um ponto de origem para um destino específico.

A Rota no transporte rodoviário abrange desde a escolha inteligente de estradas e rodovias até a consideração cuidadosa das condições de tráfego, regulamentações locais e otimização logística. Este processo não apenas visa a eficiência operacional, mas também busca minimizar custos, reduzir o impacto ambiental e garantir a entrega pontual.

Ao longo desta documentação, exploraremos as principais fases do roteamento no transporte rodoviário, desde a identificação dos pontos de origem e destino até a implementação de tecnologias avançadas para o monitoramento da frota.

 

No sistema Corporate ERP temos o Cadastro Rotas de Transporte.

Esse relatório se encontra no seguinte menu: Arquivo / Tabelas / TMS – Transportes/ Cadastro Rotas de Transporte.

 

 

Ao acessar a rotina, será aberta a seguinte tela:

 

 

Selecionando a opção Novo (1), iniciaremos o preenchimento dos dados da aba Registro.

Tipo de Frete por ANTT Vr. Fixo (2): Em um mercado global cada vez mais dinâmico, a eficiência e a transparência no setor de transporte de mercadorias desempenham papéis cruciais no sucesso operacional das empresas. Nesse contexto, a inovação é essencial, e uma abordagem que tem ganhado destaque é a implementação de rotas de transporte com valor fixo para o frete. Em contraste com os métodos convencionais de precificação, que muitas vezes envolvem cálculos complexos baseados em diversas variáveis, a adoção de um valor fixo oferece simplicidade e previsibilidade aos clientes e provedores de serviços logísticos. O custo do frete é calculado baseando nas informações cadastradas na rotina: Arquivo / Tabelas / TMS – Transportes/ Veículos.

 

 

Temos diversas modalidades de cálculo de frete no sistema. Caso essa não seja a opção desejada, basta habilitar o checkbox à direita:  Alterar tipo de Frete (3) para alterar conforme necessidade.

Observação: O Tipo de emissão do CT-e. Frete VR Fixo x Peso, utiliza o valor informado no campo Valor do Frete e multiplica pelo Peso informado no momento.

Em seguida temos os campos:

Descrição (4): Recomendamos que esse campo seja o mais claro possível para que não gere dúvidas no momento de utilização da Rota.

Ativo (5): Caso não faça mais uso de alguma rota, é importante inativá-la.

 Data da Precificação (6): Esse campo é de extrema importância nessa rotina. As configurações realizadas nesse cadastro só vão ter valor a partir do momento exato informado nesse campo. Portanto, até os Segundos fazem diferença. Se atente em casos de alterações.

 

 

Atualiza Valores (7): A atualização dos valores somente acontece se algum deles for editado, caso contrário não faz nenhuma alteração. Para essa opção, temos uma função de ajuda com mais detalhes. Basta clicar sobre o ponto de Interrogação (?) que abrirá uma janela com as informações.

 

 

Continuando na aba Registro, temos os participantes da operação. Certifique-se de realizar o cadastro previamente do Remetente, Destinatário, Recebedor, Expedidor e Consignatário, quando houver. Verifique se foi selecionado o Tipo de Catálogo correto ao buscar os participantes.

 

 

Na parte inferior, temos o checkbox Permite alterar o Consignatário no CT-e. Quando este parâmetro for marcado será possível alterar o Consignatário no CT-e. Se o Consignatário for o Tomador, será atualizado também. Para essa opção, temos uma função de ajuda com mais detalhes. Basta clicar sobre o ponto de Interrogação (?) que abrirá uma janela com as informações.

 

 

Continuando na aba Registro, verifique se o Tomador (8) está correto e caso não, altere conforme necessidade.

Em seguida, informaremos os dados referentes ao seguro do frete: A Seguradora (9), sendo Responsável pelo Seguro e também o Número de Apólice e Averbação utilizados para essa rota. Em seguida, informe a Carga Transportada.

Observação: O Tomador, a Seguradora e a Carga Transportada devem ter sido cadastrados previamente.

 

 

Na parte inferior, temos o checkbox Apresentar carga conforme NCM. Quando este parâmetro for marcado, será verificado o NCM do item no XML. Para essa opção, temos uma função de ajuda com mais detalhes. Basta clicar sobre o ponto de Interrogação (?) que abrirá uma janela com as informações.

 

 

Nessa parte da aba Registro, vamos destacar alguns dos principais campos.

Certifique-se de que o Tipo de tributação (10) está pertinente à operação realizada. Temos uma documentação específica sobre esse cadastro. https://cs.vilesoft.com.br/cadastro-de-tributacao/.

 

 

Temos 3 formas de calcular o Valor do Pedágio no sistema:  Por Eixo (11), Valor Fixo (12) e Por peso (13).

 

Avaliar demais campos para uma parametrização assertiva para o seu processo.

Os checkbox Incidência de Pedágio no CT-e e Incluir Pedágio no Cálculo da Alíquota ICMS no Valor Total da Prestação, incidem diretamente no valor do Conhecimento de Transporte. Certifique-se de que estejam configurados conforme a operação a ser realizada, para evitar valores incorretos.

 

Em seguida temos a Aba Observações. O que estiver nesta aba será preenchido no CT-e, sendo possível editar no momento do envio caso necessário.

 

 

Na Aba Valores de Frete, temos a possibilidade de incluir Tipos de Frota com precificação diferente para o mesmo percurso. Para incluir uma nova precificação, vamos:

 

1 – Selecionar a opção Novo (1).

2 – Selecionar qual Tipo de Frota (2) será utilizado.

3 – Informar a quantidade de Eixos (3).

4 – Selecione o Tipo de Veículo (4).

5 – Informe o valor que será pago ao Transportador (5).

6 – Informe o valor a Receber (6).

7 – Gravar (7) o registro.

 

 

Caso seja necessário excluir alguma precificação, basta selecionar a desejada e clicar na opção Excluir.

 

 

A baixo um exemplo de como ficará no momento da emissão do Ct-e.

A NF de número 1 utilizada tem a Quantidade 10 e o Peso 10 Toneladas.

Notamos que o campo Frete-Peso-Vol está com o valor de 1 (Uma viagem) e o Frete Valor de acordo com o valor da Rota R$100,00.

 

 

Para os Tipos de Frota, temos uma rotina onde devem ser realizados os cadastros no seguinte menu: Arquivo / Tabelas / TMS – Transportes/ Tipos de Frota. Para cadastrar um novo, basta:

 

1 – Selecionar a opção Novo (1).

2 – Inserir uma descrição (2) para o Tipo de Frota.

3 – Selecionar o Tipo de Frota (3).

4 – Gravar (4).

 

 

Em seguida, temos a aba Parâmetros.

 

1 – Valor Mínimo para deduzir do Imposto de Renda no CT-e.

2 – Se marcado quando realizar a efetivação dos tíquetes o usuário deverá informar o peso descarga para geração da Apuração de Transporte.

Se desmarcado será considerado o peso líquido informado para geração da Apuração de Transporte.

3 – Ao selecionar o campo, automaticamente, ativará a função de observação personalizada no CT-e. Poderão ser selecionadas quais informações deverão aparecer no campo Observação do CT-e de forma automática.

 

  • Selecione a opção de Personalizar (1).
  • Selecione qual opção deseja que saia na Observação do CT-e (2).
  • Utilize essa opção para incluir a Personalização selecionada (3).
  • Caso deseje utilizar Todas as opções (4), utilize essa função.

 

Se por acaso incluir alguma opção incorreta:

  • Selecione a opção incorreta (5).
  • Utilize essa opção para retirar uma a uma (6) das opções.
  • Caso queira retirar todas (7), basta utilizar essa opção.

 

 

4 – Se marcado, quando realizar a efetivação dos tíquetes, o usuário deverá informar o Peso Descarga para geração da Apuração de Transporte. Se desmarcado, será considerado o Peso Líquido informado para geração da Apuração de Transporte.

 

 

Em seguida, temos a aba Log de Ocorrência.

 

As alterações realizadas no cadastro da rota são registradas aqui. Por essa aba é possível verificar além do que foi alterado, qual o usuário logado no sistema realizou a alteração e também a data e hora. Essa gestão de alterações é importante devido ao impacto que algum ajuste indevido pode gerar na operação.

Caso note algum comportamento anormal ao utilizar uma Rota, analise o Log e valide os últimos ajustes realizados para confirmar se estão corretos.

 

 

Em seguida, temos a aba Revisão.

Nessa aba ficam registradas todas as precificações ajustadas para a Rota.

Ao emitir um CT-e (Conhecimento de Transporte) que utilize rota, ele fará a consulta de qual alteração é pertinente para calcular valores de cada viagem.

Vamos entender o exemplo a baixo:

Do dia 30/01/2024 até 31/01/2024 14:58:00h, qualquer CT-e emitido com essa rota e o Tipo de Frota for Própria, terá o Valor a Receber de R$ 78,00 para veículos de 5 Eixos e R$ 160,00 para Veículos de 7 Eixos. Já para o Transportador, R$ 28,00 para veículos de 5 Eixos e R$ 60,00 para Veículos de 7 Eixos.

Do dia 31/01/2024 14:59:11h em diante, qualquer CT-e emitido com essa rota e o Tipo de Frota for Própria, terá o Valor a Receber de R$ 100,00 para veículos de 5 Eixos e R$ 180,00 para Veículos de 7 Eixos. Já para o Transportador, veículos de 5 Eixos R$ 40,00 e para Veículos de 7 Eixos R$ 70,00.

 

Como a rota foi alterada e foi informada uma nova precificação de acordo com o Tipo de Frota, o Nº de Eixos e o Tipo de Veículo, a partir desse momento, todos os Ct-es emitidos com essa rota seguirão os valores definidos no cadastro da rota. No exemplo, de 0 a 10.000 KG teremos um valor e acima desse peso, outro valor. Notamos também a diferença de valores entre o Tipo de Frota Própria e Terceiros.

 

 

Esse exemplo mostra a importância da conferência da rota, caso ocorra alguma alteração com intervalo de minutos dentro do mesmo dia, muda todo o comportamento do processo.

Esse processo automatiza a emissão de CT-e e aumenta a produtividade da empresa, mas como vimos no exemplo, é de extrema importância a conferência e conhecimento dos campos e dos dados informados no cadastro.

 

Caso tenha alguma dúvida sobre esse processo, entrar em contato com o suporte via ticket e solicitar que seja feito o acompanhamento.

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